[RESENHA] A verdade por trás de Os 13 porquês (13 reasons why)

Pensei, analisei e pesquisei, concluindo que sim, devia escrever uma RESENHA sobre o livro de Jay Asher (2007) e a série original Netflix (2017).






Farei uma resenha, desprovida de ideologias (não será 100% claro, elas virão ao final, onde ficará aberto lacunas para vocês comentarem suas opiniões)
Conhecido também como TH1RTEEN R3ASONS WHY é um romance do escritor Jay Asher publicado em 2007. Foi lançado pela Ática no Brasil e pela Presença em Portugal.
Surpreendam-se, por que ele realmente se trata de um romance, porém com outras vertentes, como qualquer outra produção. (😲😲)


Seu início é incrível e instigante, começa com clay  (dylan minnete) chegando em sua casa, após um dia de aula e deparando-se com uma caixa com seu nome, após abri-la, descobre que são fitas deixadas por HANNAH BAKER, sua amiga (e paixonite) que havia cometido suicídio duas semanas antes, ainda abalado emocionalmente, pega a fita marcada pelo número 1, iniciando uma saga incrível de fatos e tentativas de desvenda-los.
A fita cassete, inicia com HB  (Hannah baker) falando:
“Oi, é a Hannah. Hannah Baker. Não ajuste seu… seja lá o que estiver usando para ouvir isso. Sou eu, ao vivo e em estéreo. >Sem promessa de retorno, sem bis e, dessa vez, sem atender a pedidos. Pegue um lanche. Acomode-se. Porque eu vou contar a história da minha vida. Mais especificamente, por que minha vida terminou. E se você está ouvindo essa fita, você é um dos porquês.”


Para os adolescentes, ela é cativante do início ao fim, porém para a MAIORIA DOS adultos, ela é chata. É simplesmente uma garota que não soube cuidar da vida,uma garota precipitada e desesperada que queria chamar a atenção, será que é isso mesmo?
Acompanhe e descubra.
Clay Jensen, o capacete  (carinhosamente chamado por HB) se intriga por ser um dos "porquês" e inicia uma saga para descobrir por que.
São 13 fitas, cada uma direcionada a uma pessoa, enquanto não escuta a sua fita, o capacete passa a olhar para as pessoas que o cercavam de uma outra forma, como responsáveis pela morte de Hannah.
Vamos falar de casa fita, resumidamente ( não tirarei de vocês o tamanho prazer de assistir a série ou de ler o livro)
Justin Foley, o primeiro beijo de Hannah, gaba-se pelo que houve entre eles, exagerando como se  tivessem ido mais longe, e Bryce divulga o vídeo, após tomar da mão de Justin o celular ( Justin como sempre não fez nada em relação a Bryce, o deixou divulgar o vídeo)Isso dá a Hannah uma reputação negativa em sua nova escola, sendo o início para a sua depressão. Todas as meninas  sonham com o primeiro beijo, como algo legal, mágico e de repente, tudo aquilo cai como uma bomba, sendo algo desagradável, gerando olhares de estranhamento para Hannah. ( que menina gostaria disso?)

Alex Standall, o menino que antes era um estranho e com o qual Hannah e Jessica se enturmaram, cria uma lista que deu a HB o título de a "melhor bunda na turma de calouros", na sua lista de Quem está bem & Quem não está. Essa ação deixa HB mal e denigre um pouco mais sua reputação, fazendo tornar objeto de desejo pelos demais estudantes. ( Isso levanta o debate sobre a objetificação do corpo feminino)
Jessica Davis, uma das primeiras conhecidas de Hannah em sua nova cidade. Ela tinha ciúmes de Hannah porque esta tinha sido colocado na lista quente e Jessica não. Ela presumiu os rumores de que Justin estava perpetuando fossem verdade, e abandona Hannah como amiga, acusando-a de traição.
Tyler Down, o fotógrafo inxerido e também odiado por quase todos os estudantwsb ( me perdoem o spoiler, mas rola boatos de que na segudna temporada ele usará seu arsenal de armas para provocar um tiroteio/chacina na escola e fazer justiça com as próprias mãos, mas são apenas boatos) por varias vezes ficou espreitando na janela do quarto de Hannah durante à noite e tirando fotos dela. Hannah e uma outra menina (Courtney Crimsen) tentam pegá-lo no ato, mas não veem seu rosto, e ficaram sem saber quem era, e nesse dia, courtney deixa sua sexualidade falar mais alto e beija hannah e ambas são fotografadas por tyler, outro ato que provoca em hannah a tristeza e insegurança, pois não tinha tranquilidade nem em seu lar. Hannah depois descobre sua identidade.

Agora chegamos à cobra falsa que depois de beijar Hannah, afastou-se dela e a ofendeu por diversas vezes, uma garota frustrada, que não consegue sequer se entender
Courtney Crimsen, supostamente uma garota legal, que é na verdade uma manipuladora que usa as pessoas para a popularidade. Hannah pensou que elas haviam se tornado amigas depois de tentar pegar Tyler, porém HB descobre que ela estava inventando boatos sobre ela. (Quem não lmebra dá cena dela falando " suposto estuprador").
Finalmente chegamos ao projeto de Sr perfeito, Dr. Exemplo e tudo que significar modelo de perfeição, mesmo que seja pisando nos outros, como cooley fez com Clay, Hannah e outros..
Marcus Cooley, numa brincadeira ele chamou Hannah para sair no Dia dos Namorados. Percebendo que Hannah pode ter pensado que era sério, Marcus foi até a lanchonete onde eles concordaram em se reunir. Quando ele a encontra lá, ele toca no seu bumbum ( lembram do apelido de HB?) Mas Hannah logo o "destrata" e este sai envergonhado.
Estamos chegando ao japinha que parece ser boa pessoa, mas que é muito "Maria vai com as outras" Dempsey, um outro colega que testemunha o confronto entre Marcus e Hannah. Ele oferece assistência depois que Marcus vai embora, mas é rejeitado por Hannah. Possivelmente, por despeito, mais tarde ele rouba suas "cartas elogio" em uma classe, quando Hannah estava em grave necessidade de reforço positivo.
Essas cartinhas que ajudavam um pouco Hannah a fizeram falta, e ele roubou o pouco que lhe fazia bem. Ryan Shaver, o editor do jornal da escola, que fez amizade com Hannah, e tem um interesse comum em poesia. Mais tarde, Ryan roubou um dos poemas de Hannah e publicou no jornal, e seu poema privado foi dissecada e ridicularizado por todo o corpo discente. Depois de Tyler tê-la feito sentir-se insegura em sua casa, Hannah sentiu como se Ryan havia arruinado sua mente, seu último santuário, colocando seus pensamentos privados ao ridículo.
Chegamos ao queridinho e à quem as pessoas shippavam Hannah, Clay Jensen (co-narrador), com quem Hannah estava conectada e se apaixonou. Uma vez haviam beijado-se em uma festa, e Hannah anseia por mais. No entanto, neste momento de sua vida, ela estava tendo dificuldades para se conectar com qualquer pessoa em um nível mais emocional. Clay não era para estar na lista, mas ela mandou as fitas porque lamentou nunca ter tido a oportunidade de conhecê-lo melhor. Além disso, ela sente que lhe deve uma explicação por seu comportamento. Clay acaba por se sentir culpado por não ter tentado entender Hannah, de quem ele gostava (na série, Clay é o 11° Porquê, e não o 9°.)

Voltamos à Justin Foley Após Justin deixar Jessica Davis bêbada no quarto da própria em uma festa, o loiro permite que Bryce Walker (capitão do time de futebol da escola e terceiranista) entre na sala e a estupre. Desconhecida por todos, Hannah estava escondida no armário, e não conseguiu ajudar Jessica. Mais uma vez ele não fez nada pra deter Bryce e apesar de estar magoado ele mente para Jessica, criando a idéia de que Hannah havia mentido,mas ao final da série ele conta tudo que houve e o casal se separa (assistam bbs😉😍)
11 Sheri Holland uma líder de torcida que convenceu Hannah a aceitar a proposta de Marcus para sair. Ela estava dando uma carona para casa de Hannah da festa onde Jessica foi violentada, quando ela bateu o carro e derrubou um sinal de "pare". Jenny recusou-se a relatá-lo quando Hannah lhe sugeriu e, depois que Hannah a pressionou mais no assunto, Jenny chutou Hannah para fora do carro.
Mais tarde naquela noite, um idoso foi ferido e um estudante de sua escola foi morto em um acidente causado pela falta do sinal (no livro, o nome da personagem é Jenny Kurtz, mas na série, ela se chama Sheri Holland).
Estamos chegando às últimas fitas, o clima esquenta é o capacete vai tirar satisfação com o estuprador.
12. Bryce Walker, dessa vez Bryce estupra Hannah durante uma festa em sua casa, deixando-a totalmente desestabilizada.
Chegamos ao sr ocioso, despreocupado e que tá lá só pra receber um salário, é tipo as pessoas que vem com aquelas frases clichês de " segue a vida" e coisas do tipo...
A última fita vai a última pessoa com quem Hannah conversoué e deixou explícita a vontade de se suicidar, e o que ele faz? Nada.
13. Sr. Porter, o conselheiro da escola a quem Hannah deu a entender sobre seus planos para cometer suicídio. O Sr. Porter lhe permitiu deixar o seu escritório chateada, depois da conversa (que Hannah gravou). Enquanto ela queria que ele a convencesse a não se matar, ele sugeriu simplesmente que ela seguisse com sua vida. Além disso, não conseguiu manter uma discussão de seguimento adequada. Seus conselhos pobres e orientação ruim foram a gota d'água para Hannah.

HB, só queria alguém que a confortasse, e mostrasse a ela que podia ajudar de verdade, afasta-la do estuprador,mas não foi o que houve.

Daí Hannah arrumou suas coisas, vestiu roupas velhas,encheu a banheira, pegou as filetes que havia pegado mais cedo na farmácia de seus pais, cortou os pulsos e sangrou até a morte.

Sua família ficou abalada.
Os amigos? Não existiam, o que havia era apenas os culpados de influenciadores de sua morte.
Quer mais detalhes, assiste a série  (RECOMENDO DEMAIS) e/ou lê o livro.

Agora vamos começar com os temas descritos e tratados no romance e claro, às minhas opiniões.

Amor
A vida sem isso não tem brilho, todos os amantes da série, os shippers, nos perguntamos: e se o Clay tivesse dito que amava a Hannah? Será que ela ainda estaria viva?
Não deixe de amar, por culpa do que os outros vão pensar, a vida é SUA. Use e abuse dela !


Ame intensamente, abrace, sorria e varre o orgulho pra debaixo do tapete, ele nos impeder de viver felizes.
Afinal, todos em algum momento merece o " felizes para sempre".
bullying 
Hannah sofreu bullying, isso contribuiu pra sua morte, Tyler também sofreu e isso pode gerar uma revolta dele, que depois pode revidar 
 da pior forma.
Hoje isso acontece, e muitos fingem não ver, mas a menina que você chama de gorda, tem sentimentos e isso a machuca, seja menos inconsequente. Com certeza você não gostaria se ser apelidado por causa de alguma  característica física sua?!
Amigos
Hoje em dia com as redes sociais a palavra amigo vem ganhando um novo significado, mas amigo de verdade é aquele que te apoia, que fala a verdade na tua cara, amigo te ajude, edifica, te mantém. Se houver desconfiança, medo e segredos não é amizade de verdade e não vale a pena manter.
HB, viu isso de perto, quem ela achou que eram seus amigos, no final fingiram não ver sua dor, a traíram, inventaram boatos, a usaram e assim por diante, o único que se salva é o capacete, sincero, porém não deu uma chance pro amor :'(
Depressão 
A doença do século, acomete desde jovens, adultos e idosos. Machuca, maltrata é pior quando todos fingem se importar, mas na real não dão atenção. Você procura algo pra se apoiar ou muda, como a Hannah na volta as aulas, mas as outras pessoas não mudam.
Escute mais, preste atenção, larga um pouco esss Telefone, quando seu amigo falar que tá cansado e quer sumir,ouça e o ajude.
Suicídio 
Consequência de uma sequência de dores, mágoas e atitudes.
Assista falar disso, ainda mais quando você sente que pode estar falando sério, mas é isso, não é uma realidade distante.
Caso sofra e pensa no suicídio como uma solução, te dou uma idéia, faça uma lista com 50 coisas que você tem que fazer e veja se até lá não vê os dias cinzentos e tenebrosos serem substituídos por dias coloridos e radiantes.
Dê algumas chances para você e pra vida.
Bebidas e uso de drogas 
Só por que você é adolescente acha que tme que começa a beber para se enturmar?
Se engana, seja você mesmo e quem te merecer vai se aprochegar de você.
A bebida é um disfarce dos seus sentimentos.
Não baseie sua vida no que os outros fazem. Crie !
Viram no que a bebida resultou com a Jessica? Acha que isso nunca vai acontecer com você?  Será mesmo?
Sobre as drogas, o próprio nome diz seu valor: nenhum.
Não vale a pena.
Machismo
Vamos falar do projeto de lixo, a pessoa da qual não dá pra reciclar nada, e que está  presente em grande quantidade na nossa sociedade:  o Bryce.
Ele ignorou a rejeição de Hannah e a violentou e ainda disse que ela pediu, assim como todas as garotas pediam e se aquilo era estupro, todas as meninas pediam para ser estupradas.
Machismo ou não? 
Estupro
Mulher, tu decides sobre o teu corpo, não permita que homem nenhum tome as rédeas e decida o que deves fazer com ele.
Meu corpo, minhas regras.
Agora sobre o ato sexual sem o consentimento geralmente da Mulher, considerada o sexo frágil.
O estupro é como uma bola de neve que desencadeia diversos outros problemas,
arrependimento, dor na consciência, medo e insegurança, modifica o comportamento mental e sexual de um indivíduo e é um dos principais motivos de suicídio no país.
Sofreu abuso sexual? Fale com alguém, busque ajuda. Grite pro mundo!!
Omissão familiar
Talvez a realidadevivida daquela maneira por HB não se aplique a uma grande maioria, mas o fato de os pais não demonstrarem importar-se perpetua e boa parte da população vive assim, com uma família conturbada, com os pais deixando muito livres, de início eles gostam, mas com o tempo vêem que não vale a pena esse liberalismo todo, assim como o contrário também não é benéfico, pais que seguram demais os filhos os sufocam e isso também é prejudicial.
•  escola-faculdade /carreira 
O mundo nos obriga a ter sucesso, os pais e professores a tirar notas altas, a sermos os melhores. Entendam, não queremos tirar notas altas por sentimento de obrigação, ou. De desapontar outros, mas por que desejamos. Deve acontecer de forma natural, ninguém precisa ter um curso superior. Fazendo-o feliz, é o que importa.
Sem pressão, sem essa de Enem  ( no brasil) tá chegando, de horas e horas de estudo e o bicho a quatro, deixe-nos fazer o que amamos de verdade.


Triste é ver a quantidade de críticas que a série tem, como se esses temas fossem tabus. Se mas nas escolas falam sobre algumas coisas, por que uma série também não pode falar?
Deixem disso. Nós precisamos falar sobre.
Alertamos que para pessoas com transtornos mentais a série pode ser um gatilho, mas aqueles dispostos a entende-la viram o objetivo nobre e claro por trás dessa incrível produção Netflix.
Por mais séries assim, já estou no aguardo da segunda temporada ❤❤


Babys, tô aceitando o livro de presente ❤😍💥
Antes de concluir, alguma frases marcantes da série :
"Este armário é especial, ele era de uma garota que se matou. Estão vendo todos esses cartaz de "não se mate" nas paredes? Eles não estavam ali antes. Eles foram colocados porque ela se matou. E por que ela fez isso? Por que os jovens daqui a trataram feito merda, mas ninguém admite. Então pintaram os banheiros e fizeram um memorial, porque esta escola é assim. Todos são muito legais até que fazem você se matar. E cedo ou tarde, a verdade virá à tona. Ela vira à tona. Bem-vindos a escola Liberty."
"Tem que melhorar, a maneira que tratamos uns aos outros e olhamos uns pelos outros, de alguma forma temos que melhorar."
"Acho que eu fui bem clara, mas ninguém está agindo para me impedir. Alguns de vocês se importaram. Nenhum se importou o bastante."
" - Uma garota perdeu a vida porque eu estava com medo de amá-la. - Clay
  - Não pode salvar a vida de alguém com amor. - Sr. Porter
  - Você pode tentar. - Clay"
"Você não precisa que o mundo te ame, mas merece que as pessoas te respeite, respeitem seus limites e suas decisões."
"Não deixe que mudem quem você é, não deixe que coloquem um rótulo na sua vida, não seja um reflexo no espelho, seja o reflexo da sua alma."
“Sabe o que é pior que um estuprador? Se esconder atrás de um. Justificar um estuprador é ainda pior”
"Você deve ter se questionado várias vezes se tem sido uma boa pessoa... preciso que pare de se perguntar e comece a ser."
"Talvez tenha feito algo cruel. Ou talvez só tenha observado acontecer."











#questionário 
Quem vocês mais gostam na série? 
(Comente o nome ou o emoji correspondente)
😭Clay 
🌻Tony
👥Jessica
💥Bryce
😍Alex
🙈Marcus 
🎶Justin
😑o japinha
🐮 Courtney 
📷 Tyler

#Comentem !!


Acho que enquanto não lançam a segunda temporada, a saga os 13 por quês termina com esse post.
Ou querem mais?
Sugiram temas😊😉✔